1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tripulantes do navio "Thunder" condenados em São Tomé

Juvenal Rodrigues (São Tomé)13 de outubro de 2015

Os três principais arguidos no processo do navio pesqueiro afundado deliberadamente em águas são-tomenses, em abril, foram condenados a penas de prisão. E também terão de pagar 15 milhões de euros em indemnização.

https://p.dw.com/p/1GnHs
Foto: Sea Shepherd

Três tripulantes do navio pesqueiro "Thunder" foram condenados esta segunda-feira (12.10) por um tribunal de primeira instância de São Tomé e Príncipe. As penas variam de dois anos e oito meses a três anos de reclusão por falsificação de documentos, danos contra a natureza e poluição e condução perigosa de meio de transporte.

O chileno Alfonso Cataldo, capitão do navio, bem como os espanhóis Augustin Rey, chefe de máquinas, e Luis Miguel Fernandez, seu adjunto, também terão de pagar, em conjunto com a agência de viagens Equador, uma indemnização de 370 mil milhões de dobras (cerca de 15 milhões de euros), pelas consequências ambientais do naufrágio da embarcação.

O "Thunder" foi afundado deliberadamente em águas territoriais são-tomenses em abril. O navio de bandeira nigeriana foi perseguido durante mais de três meses pela ONG ambiental Sea Shepard desde a Antártida, onde os tripulantes foram localizados a pescar merluza negra, que rende bom dinheiro no mercado negro.

Afrika Gericht von Sao Tome
Tribunal de São ToméFoto: DW/J. Rodrigues

O juiz Jesuley Patrick Lopes esclareceu que, por serem réus primários em São Tomé e Príncipe, as penas dos condenados podem ficar suspensas por cinco anos, desde que a indemnização seja paga nos próximos 30 dias.

Os réus também receberam a pena acessória da expulsão do país por constituírem um perigo. O advogado dos réus, Pascoal Daio, afirmou que vai recorrer da decisão.

No julgamento, que durou várias semanas, foram ouvidas dezenas de testemunhas.

Condenação "serve de exemplo"

O procurador-geral de São Tomé e Príncipe, Frederique Samba d'Abreu, manifestou-se satisfeito com o desfecho do processo. "É uma vitória para o Ministério Público e o Estado são-tomense, tendo em atenção o contorno transnacional das atividades praticadas pelos tripulantes do navio Thunder", afirmou.

[No title]

Frederique Samba d'Abreu agradeceu a colaboração de vários países, entre os quais a Alemanha, e de instituições na fase de recolha de provas.

"Consideramos que, de facto, essa condenação vai servir de exemplo ao nível da criminalidade organizada transnacional", diz. "Penso que é uma mensagem que será passada aos indivíduos que eventualmente possam circular nos nossos mares, uma vez que temos uma área territorial muito grande. Apesar de sermos um país muito pequeno, o sistema judiciário fará um bom trabalho de investigação para responsabilizar essas pessoas."