1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Troca de armas por materiais de construção levanta dúvidas

Arcénio Sebastião (Beira)28 de outubro de 2015

A polícia moçambicana lançou na última sexta-feira (23.10), na província central de Manica, uma campanha de troca de armas por materiais de construção. Mas há dúvidas quanto à eficácia da campanha.

https://p.dw.com/p/1GvyI
Symbolbild SIPRI Militärausgaben Bericht 2014
Foto: picture-alliance/dpa

A Polícia da República de Moçambique quer recolher todas as armas de fogo que estejam em mãos alheias e incentivou a população a colaborar numa campanha de “troca de armas por materiais de construção”, explica o comandante na província de Manica, Armando Canhenze: “Se alguém tiver um irmão que lhe deu uma arma para guardar, não tenha receio, nós recebemos a arma desde que esteja em condições. Quem conseguir quatro armas terá em troca 20 sacos de cimento”.

O comandante provincial garantiu que não haverá questionamentos sobre a proveniência das armas.

Em setembro, a província de Manica foi palco de confrontos armados entre as forças governamentais e homens da RENAMO. Em outubro, na cidade da Beira, foi desarmada a guarda pessoal do líder do maior partido da oposição, Afonso Dhlakama.

Um engodo para apanhar guerrilheiros da RENAMO?
Sofrimento Matequenha, delegado da RENAMO em Manica, refere que a polícia está a utilizar a campanha de troca de armas como engodo para apanhar guerrilheiros da RENAMO. Sendo assim, “a missão policial pode falhar pois o partido não tem armas na província”, diz Matequenha.

Mosambik Renamo Rebellen in den Bergen von Gorongosa
Guerrilheiros da RENAMOFoto: Jinty Jackson/AFP/Getty Images

Mas a campanha poderá também servir para “apanhar armas nas mãos dos bandidos”, segundo o delegado da RENAMO.

O desarmamento deve ser feito por vias da liderança

O jornalista e analista Rodrigues Luís avança que a campanha pode falhar se não houver uma negociação prévia: “O desarmamento deve ser por via institucional. Conhecemos um partido, que é a RENAMO, que possui armas de fogo. O desarmamento deve ser feito através da liderança daquele partido. Caso contrário este exercício não vai frutificar. Pode-se pensar que a ação, que está a acontecer na província de Manica e nalgumas regiões de Sofala, não se trata de um desarmamento mas sim de um outro exercicío com vista a acabar com a proliferação de armas de fogo no país. Mas repito se este exercício visar a RENAMO vai falhar porque, ao longo dos últimos 20 anos, temos estado a assistir a um exercício semelhante e as armas continuam nas mãos da RENAMO,” declara o jornalista.

[No title]