1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desastres

UE: Reconstrução pós-Idai é prioridade para financiamento

Lusa
13 de fevereiro de 2020

Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sánchez-Benedito Gaspar, aponta a "rápida recuperação" de infraestruturas destruídas pelos ciclones Idai e Kenneth como prioridade da ajuda financeira ao país.

https://p.dw.com/p/3XkQA
Foto: DW/B. Jequete

António Sánchez-Benedito Gaspar defendeu uma ação urgente na reparação de danos provocados pelos dois temporais, após a assinatura de cinco acordos de parceria no âmbito do Instrumento de Contribuição para a Estabilidade e Paz (ICSP, na sigla em inglês).

"As atividades a serem financiadas sob este instrumento estarão centradas na rápida recuperação de infraestruturas e dos serviços básicos", afirmou Sánchez-Benedito Gaspar.

10 milhões de euros

O financiamento no âmbito do ICSP está orçado em 10 milhões de euros e resulta do compromisso assumido pela União Europeia (UE) durante a conferência internacional de doadores para a reconstrução pós-ciclones, realizada no ano passado.

A verba será igualmente investida em ações de fortalecimento económico e envolvimento das comunidades no apoio ao diálogo e paz sustentáveis envolvendo mulheres e jovens, declarou o embaixador da UE em Maputo.

"Através deste instrumento, juntamente com os nossos parceiros aqui presentes, iremos iniciar o apoio à reconstrução pós-ciclones e à consolidação da paz e estabilidade em Moçambique, com destaque para as regiões mais afetadas", frisou António Sánchez-Benedito Gaspar.

O dinheiro será distribuído pelas seguintes organizações: Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fundação Aga Khan, Young Africa e Help Code.

O ciclone Idai, que atingiu o centro de Moçambique em março do ano passado provocou 604 mortos e afetou cerca de 1,5 milhões de pessoas, nomeadamente na cidade da Beira, enquanto o ciclone Kenneth, no norte do país, em abril, matou 45 pessoas e afetou 250.000 pessoas.

Idai: Centro de Guara-Guara acolhe milhares de pessoas

Saltar a secção Mais sobre este tema