1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné-Bissau já tem um novo primeiro-ministro

Lusa
18 de novembro de 2016

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeou esta sexta-feira (18.11.) Umaro Sissoco como novo primeiro-ministro do país.

https://p.dw.com/p/2SvIm
Guinea-Bissau Jose Mario Vaz
Foto: Getty Images/AFP/S. Kambou

O decreto presidencial acaba de ser lido na Rádio Difusão Nacional e, no preâmbulo, o chefe de Estado guineense considera cumpridos os preceitos constitucionais, bem como os compromissos estabelecidos no Acordo de Conacri para que seja formado "um Governo inclusivo" que permita "salvar a presente legislatura".

O Presidente guineense justifica a escolha com a necessidade de o novo executivo "ter apoio parlamentar ou pelo menos não ter a maioria contra ele".

Umaro Sissoco vai liderar o quinto Governo da legislatura iniciada em 2014.

O nome tinha sido proposto por José Mário Vaz aos partidos políticos no âmbito das negociações mediadas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para resolver a crise política na Guiné-Bissau - que levaram à assinatura do Acordo de Conacri.

Quem é Umaro Sissoco?

O novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco, de 44 anos, é um general na reserva das Forças Armadas guineenses, de acordo com o currículo fornecido à agência Lusa. 
No documento, apresenta-se como bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. 

Straße in Bissau
Foto: DW/F. Tchuma

 A formação superior foi depois complementada com um mestrado pelo Instituto de Estudos Internacionais da Universidade Complutense de Madrid, bem como com outros estudos nas áreas militares e de defesa em Espanha, Bélgica e Israel. 

Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo nasceu em Bissau a 23 de setembro de 1972 e tem mantido residência em Dacar, capital do Senegal. É conhecido pelas suas ligações a vários líderes africanos, nomeadamente chefes de Estado, e afirma-se também como a pessoa que trouxe o antigo líder líbio Muammar Kadhafi a Guiné-Bissau, durante algumas horas, em março de 2009. 

O currículo sublinha as suas ligações como antigo conselheiro de Kadhafi e de Blaise Compaoré, militar e político que liderou o Burkina Faso. 

18.11 Entrevista Braiama - Sissoco - MP3-Mono

 

Guinea-Bissau Jose Mario Vaz
Foto: Getty Images/AFP/S. Kambou
Saltar a secção Mais sobre este tema