1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Universidades alemãs querem apoiar aulas interativas em Cabo Verde

28 de fevereiro de 2013

As universidades alemãs de Frankfurt, Landau e Magdeburgo estão interessadas em apoiar o sistema cabo-verdiano de ensino "Mundu Novu" que traz as novas tecnologias de informação para as salas de aula.

https://p.dw.com/p/17oIH
Foto: Mundu Novu

Passar de um modelo tradicional para um ensino interativo em Cabo Verde. É esse o principal objetivo do programa "Mundu Novu".

Projeto quer trazer computadores portáteis para os alunos nas salas de aula
Projeto quer trazer computadores portáteis para os alunos nas salas de aulaFoto: Mundu Novu

O programa pretende utilizar as ferramentas tecnológicas para facilitar a aprendizagem dos alunos. Ou nas palavras de Hélder Veiga, gestor da infraestrutura tecnológica do Estado: "Queremos passar para um modelo interativo em que o aluno é o centro e é ele que vai à procura do conhecimento. O professor é apenas um facilitador que ajuda os alunos a crescerem e a construírem o seu próprio conhecimento."

O "Mundu Novu" começou a ser implementado em 2009 em duas escolas cabo-verdianas. Neste momento, já se espalhou a 29 estabelecimentos de ensino. Nas escolas já contempladas foram montados kits tecnológicos que incluem computadores portáteis, um projetor e colunas.

No entanto, também é preciso ajudar os professores a lidar com as novas tecnologias, refere Hélder Veiga. "Vamos ter que capacitar todos os professores para saberem utilizar os equipamentos e para produzirem neles os seus próprios conteúdos."

Ajuda alemã

Universidades alemãs querem apoiar aulas interativas em Cabo Verde

Agora, três universidades alemãs querem ajudar nesse processo. Numa primeira fase, as universidades de Frankfurt, Landau e Magdeburgo deverão capacitar os professores cabo-verdianos integrados no programa "Mundu Novu".

"Será uma área interessante de parceria", diz Hélder Veiga.

Walter Schreiber, professor da Universidade de Landau, visitou juntamente com 54 estudantes universitários alemães o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, na Cidade da Praia.

O programa "é algo bastante interessante para nós", afirmou. "A fraqueza aqui é: falta muito conteúdo,ou como ligar com os professores ou fazer módulos para os estudantes."

Para todo o país

Universidades alemãs querem ajudar na capacitação dos professores do "Mundu Novu"
Universidades alemãs querem ajudar na capacitação dos professores do "Mundu Novu"Foto: Mundu Novu

O programa "Mundu Novu” quer chegar a todas as escolas básicas, secundárias e universidades até 2015.

Depois de 2015, a fase seguinte do projeto é fazer com que cada estudante tenha um computador portátil e ligação gratuita à internet.

"O objetivo final é termos o ensino de um para um, em que o professor tem o seu equipamento e cada aluno utiliza o seu equipamento durante as aulas", diz o gestor da infraestrutura tecnológica do Estado, Hélder Veiga.

O programa "Mundu Novu" é fruto de uma parceria público-privada. Um dos principais parceiros é o Ministério da Educação, mas universidades e empresas também participam no programa.

No âmbito do projeto, o Governo cabo-verdiano chegou a anunciar a distribuição de 150 mil computadores portáteis. Porém, isso ainda não se verificou.

Autor: Nélio dos Santos (Cidade da Praia)
Edição: Guilherme Correia da Silva / Helena Ferro de Gouveia