1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaSudão

Valas comuns no Sudão: Vítimas eram opositores de al-Bashir?

DPA | EFE | ac
24 de julho de 2020

Os corpos encontrados em junho numa vala comum no Sudão pertencem a 28 militares executados por oficiais do ex-ditador sudanês Omar al-Bashir, afirmou o Procurador-Geral nesta sexta-feira.

https://p.dw.com/p/3fspQ
Equipa forense sudanesa procura provas suscetíveis de serem utilizadas no processo contra o ex-ditador Omar al-BashirFoto: Afp

28 homens terão sido executados por terem planeado um golpe em 1990 com o objetivo de derrubar o antigo Presidente sudanês Omar al-Bashir, um ano depois de o próprio ditador ter assumido o poder, na sequência de um golpe militar.

Uma equipa de 23 investigadores esteve durante as últimas três semanas no local onde foi encontrada a vala comum, a zona de Sahafa, a sul da capital Cartum, por ordem do Ministério Público do Sudão. O objetivo era procurar todo o tipo de indícios que possam servir de provas num iminente julgamento contra al-Bashir, que é acusado de ter liderado um sangrento golpe militar em 1989 contra o primeiro-ministro democraticamente eleito, Sadek al-Mahdi.

Suadan Präsident Omar Al Bashir
Omar al-BashirFoto: Reuters/M. Abdallah

Omar al-Bashir, de 76 anos de idade, foi deposto em 2019, após meses de protestos. Enfrenta agora várias acusações em tribunal, entre as quais as de ter minado a Constituição, de ter violado a Lei das Forças Armadas, assim como de ter orquestrado uma rebelião contra o poder institucional.

Em finais de 2019, al-Bashir foi condenado por corrupção, mas ainda não foi julgado por supostos crimes contra a humanidade cometidos durante o seu regimento a "punho de ferro". O Sudão é atualmente dirigido por um governo de transição, composto por militares e civis.