1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Valentina Guebuza assassinada em Maputo

Lusa
15 de dezembro de 2016

Valentina Guebuza, filha do ex-Presidente moçambicano Armando Guebuza, foi assassinada a tiro em Maputo na noite de quarta-feira, informou hoje a pública Televisão de Moçambique (TVM).

https://p.dw.com/p/2UIMO

O jornal O País e a STV, ambos do grupo privado Soico, também já avançaram a notícia da morte de Valentina Guebuza, citando fonte policial. 

Segundo o diário, o suspeito do homicídio é o marido da vítima, Zofimo Muiuane, havendo informações não confirmadas de que se encontra já detido, após ter atingido Valentina Guebuza com vários tiros na residência do casal. 

Filha do ex-chefe de Estado Armando Guebuza, que liderou o Governo moçambicano entre 2005 e 2015, Valentina da Luz Guebuza, 36 anos, era uma das mais destacadas empresárias do país. 

Em dezembro de 2013, a revista Forbes colocou-a entre as vinte jovens africanas mais poderosas de África, à frente da 'holding' familiar Focus 21 Management & Development, com interesses em vários setores, na banca, telecomunicações, pescas, transportes, mineração e imobiliário. 

A empresária moçambicana casou-se a 26 de julho de 2014 com Zófimo Muiuane, chefe do departamento de marketing da operadora de telecomunicações Mcel, numa cerimónia religiosa na Igreja Presbiteriana de Chamanculo, nos arredores de Maputo, perante centenas de convidados.