1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

As áreas de "segurança volátil" em Cabo Delgado

Marcio Pessôa
14 de maio de 2021

Quase um terço dos distritos de Cabo Delgado têm situação de segurança considerada "altamente volátil". Mapa de agências humanitárias regista 30 eventos violentos em março - uma média de quase um incidente por dia.

https://p.dw.com/p/3tMke
Mosambik Straßenschild an der Regionalstraße R762
Foto: DW/A. Chissale

Quase um terço dos distritos de Cabo Delgado já são áreas de difícil acesso - com "situação de segurança altamente volátil". A informação consta no "Mapa de Acesso" da província, feito por Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na silga em inglês), Projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos (ACLED, na sigla em inglês) e Programa Alimentar Mundial (PAM).

A província de Cabo Delgado tem 17 distritos. O mapa feito em abril estabelece que os distritos de Palma, Mocímboa, Muidumbe, Macomia e Quissanga formam juntos uma área de "situação de segurança altamente volátil". As agências recomendam que as operações humanitárias na região tenham "planeamento de segurança detalhado e negociações intensivas".

A imagem gráfica abaixo é uma adaptação da DW África do mapa das organizações humanitárias.

Infografik Karte Cabo Delgado Mozambik PT
Imagem gráfica baseada no mapa de acesso montado por OCHA, ACLED e PAM

A violência no mês de março

Da região assinalada por OCHA, ACLED e PAM, apenas o distrito de Muidumbe não tem acesso à costa. Segundo o mapa, em março de 2021, a província teve 20 ocorrências de "violência remota" ou "violência contra civis" – uma média de um incidente a cada 36 horas.

Dez confrontos foram registados no mês de março, um a cada três dias.

No total, foram 30 eventos entre ataques e confrontos, cuja maioria teve lugar nos distritos de Nangade e Palma.

Segundo o mapa das agências, toda a área da província que é considerada de "segurança altamente volátil" tem vias distritais vistas como inacessíveis e raramente usadas pelo tráfego civil devido a "importantes incidentes" e "preocupações de segurança".

Cabo Delgado: Pemba espera por mais deslocados de Palma

Saltar a secção Mais sobre este tema