1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Venda de ações da HCB pode ser "lufada de ar fresco"

Leonel Matias (Maputo)
21 de maio de 2019

Operação para vender ao público 7,5% das ações da barragem de Cahora Bassa é bem acolhida por cidadãos ouvidos pela DW. Comprar ações não será algo para todos, mas economista espera "processo inclusivo".

https://p.dw.com/p/3IoYv
Foto: DW/M. Barroso

É a "maior operação em bolsa" de sempre em Moçambique, disse o presidente do conselho de administração da Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), Pedro Couto: a HCB lançou esta segunda-feira (20.05) uma operação que culminará com a Oferta Pública de Venda de 7,5% das ações da barragem.

"É positivo", diz Enoque Daniel, um cidadão ouvido pela DW. "Se formos a ver, há tempos, Cahora Bassa não era dos moçambicanos, mas atualmente já pertence aos moçambicanos, que hoje têm essa oportunidade de investirem."

"Podemos desenvolver a barragem de Cahora Bassa", afirma outro cidadão, Zacarias Aisek.

Não é para todos

No total, numa primeira fase, estão disponíveis 680 milhões de ações, que correspondem a um terço dos 7,5% previstos para a venda, a três meticais cada, o equivalente a quatro cêntimos de euro.

A vida das vendedoras de rua em Moçambique

Pedro Couto, da HCB, explica que todos os interessados têm de 17 de junho a 12 de julho para passarem a ser sócios desta empresa pública - "os cidadãos e as empresas e instituições nacionais são os únicos elegíveis", acrescenta.

Comprar ações não será algo para todas as bolsas, frisa Miguel Costa e Sá, outro cidadão ouvido pela DW: "é uma oportunidade [apenas] para a população que tem alguma capacidade de investimento".

Ainda assim, Alexandre Bacião, diretor executivo da ProConsumers - Associação para o Estudo e Defesa do Consumidor, considera que é uma iniciativa positiva, "porque, ao fim e ao cabo, os moçambicanos começam já a participar na vida económica de Moçambique, a partir da altura em que estão enquadrados em grandes empresas."

Transparência

O processo será levado a cabo pela Bolsa de Valores de Moçambique, para quem a operação dará um impulso no mercado de capitais no país e é um sinal concreto de empoderamento económico dos moçambicanos.

"Estão acauteladas todas as condições para que a oferta pública das ações seja transparente", afirmou o presidente da Bolsa de Valores, Salimo Valá.

Venda de ações da HCB pode ser "lufada de ar fresco"

"A pretensão de obter uma elevada dispersão acionista e a procura pela maior inclusividade dos cidadãos vai trazer para a bolsa, prevemos nós, muito mais investidores moçambicanos e, por arrastamento, muitos outros que vão ser atraídos para a bolsa por esta operação."

O economista e investigador do Instituto de Estudos Sociais e Económicos, António Francisco, também disse à DW que a iniciativa de colocação de ações da barragem ao dispor dos moçambicanos é boa.

"Por aquilo que eu ouvi, a intenção é fazer a coisa com um certo profissionalismo e abertura e não ficar concentrado só nos esquemas dos bancos, que depois fazem aquilo de uma forma discriminatória", afirmou António Francisco.

"Se for um processo transparente e realmente inclusivo e participativo ao nível das diferentes possibilidades dos cidadãos, acho que é uma iniciativa muito interessante que pode trazer uma lufada de ar fresco com este ambiente tão destrutivo que temos vivido", conclui.