1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Juízes angolanos repudiam revisão constitucional

Lusa
16 de março de 2021

Associação dos Juízes de Angola considera "um vergonhoso recuo" do Estado democrático e de direito as alterações do capítulo sobre o poder judicial na proposta de revisão constitucional, "repudiando" a iniciativa. 

https://p.dw.com/p/3qh9E
Foto: DW/N. Sul de Angola

Em nota pública, a Associação dos Juízes de Angola (AJA) afirma que, "com preocupação", os seus membros tomaram contacto com as alterações do capítulo IV sobre o Poder Judicial, designadamente as que se pretendem nos artigos 176, 179, 181 e 184 da Constituição da República de Angola (CRA).  

Para a AJA, a pretensão de se introduzir novos números, de 6 a 9, no artigo 176, consubstancia-se, na prática, "um vergonhoso recuo do Estado democrático e de direito e da Constituição, por visaram uma verdadeira desestruturação do sistema judicial". 

Os magistrados judiciais afetos à Associação dos Juízes de Angola consideram que esta "fragmentação e fragilização" com certeza "enfraquecerá ainda mais os tribunais no exercício da sua função jurisdicional". 

O Presidente angolano, João Lourenço, anunciou, no passado 2 de março, uma revisão pontual da Constituição com o objetivo, entre outros, de clarificar os mecanismos de fiscalização política, dar direito de voto a residentes no estrangeiro e eliminar o princípio de gradualismo nas autarquias. 

"Com esta proposta de revisão pontual da Constituição pretende-se preservar a estabilidade dos seus princípios fundamentais, adaptar algumas das suas normas à realidade vigente, mantendo-a ajustada ao contexto político, social e económico, clarificar os mecanismos de fiscalização política e melhorar o relacionamento entre os órgãos de soberania, bem como corrigir algumas insuficiências", destacou. 

Proposta é votada na quinta-feira

O Parlamento angolano agendou para esta quinta-feira (18.03) a discussão, na generalidade, da proposta de revisão dos 40 artigos da CRA. No capítulo IV sobre o Poder Judicial, diz a iniciativa de João Lourenço, "propõe-se alterar o artigo 176 sobre o sistema jurisdicional para alterar a ordem de precedências entre o Tribunal Constitucional e o Tribunal Supremo, passando este a ter precedência hierárquica e protocolar face aos demais tribunais superiores". 

João Lourenço, Angola Präsident
Presidente angolano, João LourençoFoto: Getty Images/M. Spatari

A proposta de um novo número 6 para este artigo, assinala a proposta do Presidente angolano, tem por finalidade "aclarar o conceito de soberania representativa do poder judicial, face aos demais poderes de soberania (legislativo e executivo) e à sociedade".  

"Com esta proposta, torna-se claro que os juízes de primeira e segunda instância não são órgãos representativos da soberania do poder judicial, não podendo evocar o estatuto de poder de soberania em relação com as instituições dos outros órgãos de soberania (legislativo e executivo) e com a sociedade em geral", lê-se na proposta de revisão da CRA. 

Fundamentos "perniciosos"

A AJA considera, nesta nota pública assinada hoje pelo seu presidente Adalberto Gonçalves, que as alterações apontadas no artigo 176 e seus fundamentos "bastante perniciosos", pois "atentam contra os princípios e normas constitucionais elementares e estruturantes do poder judicial". 

"Mostrando-se desalinhados com o teor de normas vigentes e que, em princípio, não serão alteradas e prestam-se à confusão de conceitos", realça a AJA. 

O agendamento para a discussão da proposta de revisão da CRA no parlamento, marcado para quinta-feira, também constitui motivo de "acentuada inquietação" da AJA, sobretudo devido ao "rumo e velocidade que o processo de revisão tomou".  

Esta associação de magistrados judiciais teme que a intenção do Presidente angolano, expressa no anúncio de revisão da CRA, segundo a qual a com as alterações da proposta se pretendia ter uma melhor Constituição, "fique ameaçada". "Perante o agendamento da sua discussão, a proposta pode consolidar-se mais rapidamente, e fechar-se às necessárias contribuições dos diversos atores sociais", assinalam. 

Um grupo de trabalho, integrado por juízes, foi criado para compilar e trabalhar nas contribuições à proposta, que deverão ser apresentadas ao parlamento angolano, ao Presidente da República e ao Conselho Superior da Magistratura Judicial. 

Angola: Para quando uma estratégia de combate à corrupção?