1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Zelensky diz que África "está refém" da invasão russa

Lusa
20 de junho de 2022

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou durante um discurso dirigido a membros da União Africana que a invasão russa da Ucrânia provoca fortes tensões no mercado de cereais para exportação.

https://p.dw.com/p/4Cxa6
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
Foto: Ukraine Presidency/ZUMA Press/IMAGO

"África é refém daqueles que começaram a guerra contra o nosso Estado", afirmou o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, num discurso por videoconferência dirigido aos membros da União Africana.

O líder ucraniano acrescentou que a crise alimentar mundial "durará tanto quanto a guerra" provocada pela invasão russa.

Segundo Zelensky, a guerra "pode parecer distante" para os países africanos. No entanto, o "aumento catastrófico" dos preços dos alimentos atingiu milhares de famílias africanas, assim como outras partes do mundo, como Ásia, Europa e América Latina, avançou. 

"Dada a escassez física no mercado mundial, alguns países do continente africano estão a encontrar dificuldades para manter o abastecimento de alimentos", afirmou. 

Zelensky reconheceu ainda "estarem difíceis as negociações" em curso para desbloquear os portos ucranianos, pois não foi encontrada nenhuma ferramenta real para garantir que a Rússia não ataque novamente" a Ucrânia. 

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e o conflito já matou mais de quatro mil civis, segundo as Nações Unidas, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Artigo atualizado às 18:55 (CET) de 20 de junho de 2022

2023 ainda pior? Mundo à beira de "catástrofe" alimentar