1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Albinos beneficiam de consultas oftalmolóicas gratuitas

Leonel Matias (Maputo)
10 de setembro de 2017

Cerca de 100 albinos participaram de uma campanha para melhorar a visão e sensibilizar sobre os cuidados com os olhos. Ação foi encerrada este domingo (10.09), em Maputo.

https://p.dw.com/p/2jgPx
Mosambik - Kampagne Albinismus
Evento de encerramento da campanha oftalmológica para os albinosFoto: DW/L. Matias

Em Moçambique, cerca de 100 pessoas com albinismo foram beneficiadas com consultas gratuitas de oftalmologia, numa campanha levada a cabo, durante cerca de um mês, pela Associação de Apoio às Pessoas com Albinismo em parceria com a organização não governamental portuguesa Kanimambo.

Para o feito, a organização não governamental portuguesa Kanimambo enviou a Moçambique uma equipa de médicos especialistas em oftalmologia, que realizou as consultas na capital, Maputo, e na província nortenha de Nampula.

Os casos considerados graves serão submetidos a intervenções cirúrgicas, esta segunda-feira (11.09).

A diretora de Acção Médica da Kanimambo, Carla Frias, disse à DW África que os principais problemas constatados são miopia - distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar á retina -, estigmatismo - propriedade que determinados sistemas ópticos apresentam de fazer concorrer numa imagem pontual os raios de outro ponto ou objecto - e nistagmo - oscilações rítmicas, repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos.

O encerramento da campanha foi marcado por uma concorrida cerimónia, durante a qual foram distribuídos protectores solares a dezenas de pessoas com albinismo.

Mosambik - Kampagne Albinismus - Carla Frias
Carla Frias, directora de Ação Médica da KanimamboFoto: DW/L. Matias

Solidariedade e sensibilição

O objectivo da campanha era precisamente tentar melhorar a visão das pessoas com albinismo e sensibilizar sobre os cuidados a ter, segundo a médica Mun Faria.

Ela explicou que as pessoas com albinismo só têm entre 10 e 20% de visão, necessitando assim de determinados cuidados especiais.

Outra médica, Ana Claudia Fonseca, disse que a iniciativa serviu para "alertar sobre os cuidados fundamentais de saúde da pessoa com albinismo, recomendar o uso de óculos de sol e prescrever a correcção adequada para tentar melhorar ao máximo a visão".

Nos próximos dois meses, prevê-se a distribuição de óculos de sol a todas pessoas que beneficiaram da campanha.

O problema de visão constitui um cancro para as pessoas com albinismo em Moçambique, de acordo com o Presidente da ALBIMOZ, Williamo Tomás Savaguana.

Ele acrescentou que, por ironia do destino, "a maior parte dessas pessoas têm poucas posses".

Mosambik - Kampagne Albinusmus
Rabeca Nkiquice, seu marido e os dois filhos albinosFoto: DW/L. Matias

Reações dos atendidos

Por seu turno, Inocêncio Machava, um jovem que teve acesso às consultas gratuitas de oftalmologia no âmbito desta campanha, disse que "a iniciativa é bem-vinda" e que tinha sido submetido a uma observação minuciosa.

Já para Graça Adelino Pires, uma adolescente de 15 anos, e para Paula Eduardo, de 12 anos, a campanha veio ajudar muitas pessoas necessitadas e sem recursos.

Durante a cerimónia, as pessoas que beneficiaram da iniciativa faziam-se acompanhar dos seus pais e outros familiares.

Rabeca Nkiquice, mãe de duas crianças com albinismo - uma de um ano e outra de sete, nomeadamente Nathan e Jushua-, marcou presença na cerimónia juntamente com o marido.

Rabeca disse que se sentia mais segura depois da campanha, porque mostra que há pessoas que se preocupam com a causa daquele grupo de pessoas.

"Como sabe, os albinos sofrem alguma discriminação e, quando vemos que algumas pessoas olham para eles, sentimo-nos mais aliviados e mais seguros", afirmou.

Fazendo um balanço da campanha, a Directora de Acção Médica da Kanimambo, Carla Frias, disse à DW África que "foi de encher o coração".

"Foi tão bom ver as pessoas, depois de terem os olhos corrigidos com a observação, poderem ler as imagens e letras que estavam no quadro, olharem para as pessoas e reconhecerem as caras das mães e dos pais que os acompanhavam, [ver] o sorriso na cara das pessoas," revelou.

Dados oficiais indicam que Moçambique tem cerca de 20 mil pessoas com albinismo, 70% das quais são crianças, adolescentes e jovens.