1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

OGE 2019 prevê perda de regalias para deputados angolanos

10 de novembro de 2018

Proposta do Orçamento Geral do Estado para 2019 prevê perda de mordomias dos deputados e magistrados judiciais e do Ministério Público angolano. Apenas deputado da CASA-CE negou receber benesses pelo cargo que ocupa.

https://p.dw.com/p/380qy
Nationalversammlung von Angola
Assembleia Nacional de AngolaFoto: DW/B. Ndomba

Em Angola, o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019, entregue a semana passada no Parlamento angolano, prevê a perda de várias mordomias dos deputados e magistrados judiciais e do Ministério Público que os restantes titulares de cargos públicos já tinham perdido em sede do OGE 2018. Em causa estão regalias como o subsídio de reinstalação, atribuição de viaturas para apoio às suas residências e diminuição do número de empregadas, das atuais cinco para duas.

O documento justifica estas restrições com a "necessidade de consolidação e estabilização orçamental". Em 2019, voltam também a ser restringidos a redução das classes dos bilhetes de viagem de primeira para a classe executiva a todos os titulares de cargos públicos, magistrados e deputados.

Dificuldades repartidas

Olivio Kilumbo, analista, mostra-se satisfeito com as restrições propostas, pois considera que a atual situação do país, "de crise difícil", exige "que se façam ajustes de gastos e nas despesas públicas". É por isso preciso, acrescenta, que "estes ajustes comecem pelo topo. Há muito tempo que desejamos que os sacrifícios sejam feitos por todos", diz.

Angola Interview Olivio Kilumbo
Olivio Kilumbo, analistaFoto: DW/N.F. Sul

Para este analista, os deputados e restantes titulares de cargos públicos e políticos não se devem opor à perda destas mordomias pois, como explica, o "deputado é servidor público, logo deve estar ao serviço das pessoas". Olivio Kilumbo afirma mesmo que, até à data, em Angola, "a deputação tem servido para se enriquecer": "as pessoas são deputados porque têm regalias, têm benesses, têm privilégios. Fazem parte de uma aristocracia. O servidor tem que estar preparado para servir e para passar dificuldades", afirma.

"Não faz sentido viver no luxo"

Angola, Makuta Nkondo
Makuta Nkondo, CASA-CEFoto: DW/M. Luamba

Makuta Nkondo, deputado da CASA-CE, é um dos que concorda com as restrições previstas. À DW África, este parlamentar afirma que "não faz sentido viver no luxo" quando a população vive na miséria. "Quando o povo não tem emprego, o povo perdeu as três refeições diárias, pequeno-almoço, almoço e jantar, o povo não tem luz nem água para beber, o povo vive na miséria, como é que eu vou viver no luxo?", questiona.

Recorde-se que dos 220 deputados da Assembleia Nacional, composta pelas bancadas do MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS e FNLA, Makuta Nkondo é o único deputado que negou receber benesses, para além do salário. O também historiador e antigo jornalista dispensou a escolta policial, atribuída aos parlamentares.

A proposta do Orçamento Geral do Estado para o próximo ano estima receitas e igual montante em despesas de mais de 11,3 biliões de kwanzas (32,2 mil milhões de euros). O documento prevê também um aumento do peso da despesa na Saúde, para 7% e para a Educação de 6% - valores já criticados pela oposição.

Angola: Deputados não se devem opor à perda de regalias, diz analista

Esta semana, a Assembleia Nacional angolana considerou que a proposta está em conformidade para ser votada, na generalidade, a 14 de novembro. Em declarações à imprensa, a presidente da Comissão de Economia e Finanças, Ruth Mendes, voltou a frisar que "o setor social, que era o mais crítico, vê as suas verbas aumentadas consideravelmente, tal como o económico".

Sobre a discussão do documento na especialidade, a presidente da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional angolana referiu que vai ser mantido o paradigma habitual para este Orçamento. "Vamos ver se arranjamos uma forma mais prática de o debater nos próximos exercícios, mas, para o exercício atual, vamos manter o paradigma. Vamos começar com encontros nas comissões, com os departamentos ministeriais respetivos, depois os encontros com os parceiros sociais e depois os encontros com os responsáveis dos departamentos ministeriais", disse.