1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Momade defende comissão para reconciliação

Lusa
15 de março de 2021

Presidente da RENAMO considera que o "povo moçambicano está cansado de guerras". Em declarações à imprensa, Ossufo Momade defendeu que "a única saída" para o país é a "paz efetiva e uma reconciliação".

https://p.dw.com/p/3qfTa
Ossufo Momade, líder da RENAMO, maior partido da oposição em MoçambiqueFoto: Luciano da Conceição/DW

"Não podemos falar só da paz, mas também da reconciliação e, por isso, tenho pensado que era possível que pudéssemos criar uma comissão para reconciliação nacional", disse esta segunda-feira (15.03) à comunicação social Ossufo Momade. 

Para o presidente da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), o "povo moçambicano está cansado de guerras" e, por isso, a pacificação do país é "irreversível". "A única saída é termos uma paz efetiva e uma reconciliação", frisou Ossufo Momade. 

Durante 16 anos, Moçambique viveu uma guerra civil, que opôs o exército governamental e a RENAMO, tendo terminado com a assinatura do Acordo Geral de Paz, em Roma, em 1992, entre o então presidente Joaquim Chissano e Afonso Dhlakama, líder histórico da RENAMO, que morreu em maio de 2018. 

Ossufo Momade lider da Renamo und Filipe Jacinto Nyusi
Ossufo Momade, líder da RENAMO, e o Presidente Filipe NyusiFoto: Roberto Paquete/DW

Em 2013 sucederam-se outros confrontos entre as partes, durante 17 meses, e que só pararam com a assinatura, em 5 de setembro de 2014, do Acordo de Cessação das Hostilidades Militares, entre Dhlakama e o antigo chefe de Estado Armando Guebuza.

Acordo de Paz

Alguns anos depois, em 6 de agosto de 2019, assiste-se ao Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, o terceiro, assinado entre o atual Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da RENAMO, Ossufo Momade, prevendo, entre outros aspetos, a Desmilitarização, Desarmamento e Reintegração (DDR) do braço armado do principal partido de oposição. 

O país volta a atravessar um período conturbado, marcado por conflitos armados no centro e norte. Na região centro, a autoproclamada Junta Militar, um grupo dissidente da RENAMO chefiado por um antigo líder de guerrilha do partido, tem protagonizado ataques armados, incursões que já causaram a morte de pelo menos 30 pessoas desde 2019. 

No norte, em Cabo Delgado, as forças governamentais enfrentam há três anos uma insurgência armada que provocou uma crise humanitária com mais de dois mil mortos e 670 mil deslocados.

Saltar a secção Mais sobre este tema